Como o Bolsa Família conseguiu tirar milhões de pessoa da pobreza

As políticas sociais vão além da assistência e tornam-se Instrumentos ativos de transformação social e econômica? O Brasil está a mostrar-nos que pode. O Programa Bolsa Família, que conta com o apoio técnico e Financeiro do Banco Mundial, é citado como um dos principais fatores por trás dos resultados sociais positivos alcançados pelo Brasil nos últimos anos.

O programa é uma iniciativa social inovadora do Governo Brasileiro. Atinge 11 milhões de famílias, mais de 46 milhões de pessoas, uma grande parte da população de baixa renda do país por meio de contribuições em valor que dependem da renda familiar de cada grupo e podem ser sacadas de acordo com as datas de saque bolsa família 2020, divulgado todos os anos pelo Governo Federal. Assim, o modelo que surgiu no Brasil acabou sendo aperfeiçoado até se tornar um referencial para combate a pobreza, inspirando outros projetos na América Latina.



Como funciona o programa Bolsa Família?


Famílias pobres com filhos recebem uma média de R$ 70,00 (cerca de US$35) em transferências diretas. Em troca, comprometem-se a manter os seus filhos na escola e a levá-los a controlos sanitários regulares. Assim, a Bolsa Família tem dois resultados importantes: ajudar a reduzir a pobreza atual e fazer com que as famílias invistam em seus filhos, quebrando assim o ciclo de transmissão intergeracional e reduzindo a pobreza futura.

Embora relativamente modesto em termos de recursos quando comparado com outros programas sociais brasileiros, como a Segurança Social, o Programa Bolsa Família pode ser o que está tendo maior impacto na vida de milhões de brasileiros de baixa renda.

A virtude da Bolsa Família é que ela atinge uma parte significante da sociedade brasileira que nunca se beneficiou de programas sociais. Está entre os melhores programas do mundo, porque alcança aqueles que realmente precisam. Noventa e quatro por cento dos fundos chegam aos 40 por cento mais pobres da população. Estudos provam que a maior parte do dinheiro é usado para comprar alimentos, suprimentos escolares e roupas para as crianças.

Comentários