Consulta do valor licenciamento SP 2021: veja aqui e aprenda!

O licenciamento 2021 SP valor é um processo bem simples e que todo proprietário de veículo deve realizar anualmente caso queiram continuar circulando sem o risco de apreensões, multas e pontuação na carteira de motorista. Além disso, o licenciamento SP tem valor acessível, na maioria das vezes.

Se você comprou um ganhou um veículo recentemente e não está a par dos procedimentos para licenciá-lo, fique tranquilo: nós vamos te explicar o passo a passo e dar as informações mais cruciais sobre o documento.

Licenciamento SP

O licenciamento SP foi criado com o intuito de controlar se os veículos tinham condições de estar em circulação de modo seguro. Isso significa que só pode ser licenciado o veículo que se encaixa na legislação ambiental e que tem todos os aparatos de segurança em dia.

Quando o veículo passa pelo licenciamento, o seu proprietário recebe um documento chamado Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que pode ser pedido em qualquer blitz e outras abordagens policiais. Por isso, ele sempre deve estar dentro do carro.

Os valores arrecadados com o licenciamento SP, geralmente, são aplicados na manutenção de rodovias, de sinalização e outros procedimentos necessários para que os motoristas, passageiros e pedestres tenham segurança.

Porém, se você não paga o licenciamento, pode ter diversos problemas e que, inclusive, geram bastante prejuízo:

  • Multa R$ 293,47;

  • Apreensão do veículo e pagamento das diárias do pátio;

  • 7 pontos na carteira de motorista;

  • Impossibilidade de vender o veículo não licenciado

É importante esclarecer que o licenciamento é único para cada um dos seus veículos. Desse modo, se você tem uma perua e um carro de passeio, terá de pagar pelo licenciamento dos dois.

Consulta do valor licenciamento SP

Por meio da consulta do licenciamento SP, você descobre quanto tem de pagar por esse documento para o seu carro e o melhor de tudo é que a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo fornece essa informação virtualmente. Você pode consultar o licenciamento o seu veículo assim:

  • Clique aqui para chegar ao site da Secretaria da Fazenda e Planejamento;

  • Insira a placa ou o Renavam do seu veículo;


  • Clique em “Não sou um robô”;

  • Clique na opção “Consultar”

Inclusive, a consulta ao licenciamento SP mostrará a você todas as possíveis formas de pagamento, destacando-se que o governo paulista aderiu também ao pagamento via cartão de crédito.

Tabela do licenciamento SP

Os milhões de veículos existentes no Estado de São Paulo não passam pelo licenciamento ao mesmo tempo. Por isso, a Secretaria da Fazenda e Planejamento e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo têm uma tabela para permitir que esses pagamentos sejam organizados.

Por isso, o primeiro passo para você licenciar o seu veículo é consultar a tabela. No link fornecido acima você pode fazer isso e o passo a passo é:

  • Desça a página até aparecer “Calendário de vencimento”;

  • Localize o número final da sua placa;

  • Veja as três datas nas quais você poderá pagar o licenciamento (que sempre é dividido em até três vezes)

Importante lembrar que você também pode pagar o licenciamento SP em uma parcela única e, se fizer isso em janeiro, ocorre desconto de 3%. A partir de fevereiro, a cota única não tem mais nenhum desconto e você pagará o valor integral do licenciamento.

Onde pagar o licenciamento SP

Depois de você ficar sabendo quando pagar o licenciamento SP e qual o valor do imposto, você deve se informar sobre os lugares onde esse pagamento é possível. Alguns dos lugares que o recebem são:

  • Banco Santander;

  • Casas lotéricas;

  • Banco Itaú;

  • Banco Safra;

  • Banco do Brasil;

  • Caixa Econômica Federal;

  • Banco Bradesco;

  • Banco Mercantil;

  • Banco Citibank

Você não precisa ser correntista de um desses bancos para pagar o licenciamento SP em suas agências. Além disso, nem todos os licenciamentos podem ser pagos nas lotéricas, pois cada uma delas tem um limite de recebimento.

Detran SP 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo é um órgão que tira dúvidas dos motoristas e proprietários de veículos, além de emitir documentos, como o licenciamento. Outra atribuição do Detran paulista é fornecer a Carteira Nacional de Habilitação e fiscalizar a quantidade de pontuação de cada motorista.

Clicando aqui, você encontra em contato com a Ouvidoria do Detran SP para fazer elogios e reclamações. Por aqui, você pode solucionar dúvidas sobre o licenciamento SP e outros assuntos.

Os telefones e endereços de cada unidade do Detran podem ser consultados clicando aqui e escolhendo uma das regiões do Estado.

Conclusão

O licenciamento SP é um procedimento pelo qual o veículo recebe o CRLV e é considerado dentro das normas ambientais e de segurança. O pagamento desse imposto pode ocorrer em cota única ou em três vezes.

Agradecemos a leitura do nosso artigo e não hesite em contatar o Detran SP em caso de dúvidas.

Comentários