Matrícula Faetec 2021: Como Funciona? Aprenda aqui!

A FAETEC 2021 (Fundação de Apoio à Escola Técnica) oferece a jovens e adultos acesso gratuito à cursos técnicos para qualificação. A fundação existe no Rio de Janeiro desde 10 de julho de 1997. Atualmente a rede atende 300 mil alunos e conta com 130 unidades de ensino.

Criada pela lei n 2.735/97 e alterada pela 3.808/02 é uma instituição sem fins lucrativos localizada no estado do Rio de Janeiro apenas.





ATUAÇÃO

A FAETEC está em todas as regiões do estado do Rio de janeiro com educação de qualidade e investindo no potencial econômico dos municípios, ao todo são 51 cidades comtempladas com oportunidades de ensino em várias áreas de atuação. São elas: Escolas Técnicas Estaduais (ETES), Centro Vocacional Tecnológico (CVTS), Escolas de Artes tecnológica e profissionalizante (CETEPS) e Centros de Referência em Formação de Profissionais da Educação (Iserj e Isepam), etc.

O ensino é dividido em alguns eixos tecnológicos: Controle de processos industriais; Saúde.; Desenvolvimento Social; Gestão de Negócios; Produção alimentícia; Cultura e Design; Recursos Naturais; Segurança; Turismo; Hospitalidade e Lazer.


Quem pode se inscrever?

Na Faetec é possível que estudantes ainda cursando o ensino médio possam procurar preencher sua carga horária com um curso técnico. Os cursos permitem que pessoas que querem seguir carreira técnica ou buscar uma melhora nas condições de trabalho possam alcançar seu objetivo. Existe também a possibilidade de cursar o ensino fundamental pela Fundação de apoio à Escola Técnica. Existe a graduação e pós-graduação.


Como se inscrever?

A inscrição para o vestibular é feita online, basta acessar o site; Selecionar ‘’Inscrições Faetec’’ e clicar em modalidade do curso. Escolha o edital correspondente ao local e curso desejado, se inscreva e informe os dados pessoais necessários para prosseguir.

 Após a inscrição caso seja aprovado (a) no processo seletivo, será necessária a matrícula, que é realizada presencialmente na unidade selecionada durante a inscrição. No dia é preciso comparecer com alguns documentos:

  1. Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e cópia).

  2.  Documento de identidade – RG (original e cópia).

  3.  CPF, sendo obrigatório para maiores de 18 anos (original e cópia).

  4.  3 fotos 3×4 (devem ser iguais e recentes).

  5.  Título de eleitor com comprovante de quitação eleitoral, obrigatório para maiores de 18 anos (original e cópia).

  6.  Comprovante de residência.

  7. Histórico Escolar no Ensino Médio (original e cópia).

  8.  Diploma de conclusão de Ensino Médio (original e cópia).


Caso o aluno ainda não tenha finalizado o ensino médio, terá que apresentar um protocolo de solicitação do histórico escolar, e o original deve ser entregue em até 45 dias.

Não existe taxa de inscrição escolar. E os cursos são totalmente gratuitos.

 Impacto sociocultural.

No centro esportivo a educação física assume um papel transformador na região, beneficiando alunos e integrantes da comunidade com aulas de esportes coletivos, natação e outras modalidades.

Também no âmbito artístico a Faetec se faz presente dando oportunidade aos alunos do Estadual Teatro Martins Pena, de ter contato com lições de palco, como atuação, cenografia, figurino e canto. Sendo assim ministradas produções artísticas e culturais

A Faetec então interfere socialmente não só nos exemplos acima, mas em muitos outros, tais como: A formações de jovens capazes de competir em disputas oficiais de modalidades esportivas variadas, trabalhos sazonais como a confecção de figurinos para o carnaval, etc.

Comentários